quarta-feira, 15 de abril de 2009

Agilidade no serviço público

Lanius sugere “Alvará Expresso”

A agilização na prestação dos serviços públicos está sendo, mais uma vez, pauta de pronunciamento do vereador Ito Lanius (PSDB) na Câmara de Vereadores de Lajeado.


Na sessão desta terça-feira (14/04) o tucano voltou a cobrar mais agilidade do Executivo, desta vez reforçando a reinvidicação da classe contábil, especificamente na autorização para que os empresários ou pessoas que venham a se instalar na esfera municipal consigam a habilitação legal de forma mais rápida para a abertura de seus negócios.


Conforme Lanius, nas informações colhidas junto ao Sindicato dos Contadores e dos Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), o tempo de espera para abertura de uma empresa em Lajeado pode chegar a quatro meses, enquanto que na Junta Comercial, órgão da esfera estadual, a média de prazo costuma ser de uma semana.

A reinvidicação do Sincovat é endossada também pela Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (Aescon), Conselho Regional de Contabilidade/RS e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

“Uma sugestão viável poderia ser a criação de um Alvará Expresso, cujas regras poderiam ser debatidas com a classe contábil/empresarial, e que beneficiasse todas as atividades que não necessitam de licença vinculada à área da saúde, cuja legislação é mais complexa, com liberação do alvará até 48 horas a partir da data do protocolo”, argumenta Lanius.

O parlamentar menciona que neste período a Prefeitura Municipal poderia analisar se a atividade a ser exercida está legalmente amparada, além de uma prévia avaliação sobre o local.

Como contrapartida, o contribuinte assina um termo de responsabilidade e assume compromisso de eventual complemento de dados e documentos, em prazo a ser estipulado pelo Executivo, sob pena da cessão do Alvará Expresso.

“Nós estamos reforçando as solicitações de profissionais que atuam na área e que reiteram a necessidade de agilidade nos trâmites burocráticos, o que acabará beneficiando o próprio município, através da geração de renda e empregos”, aponta.

A solicitação vai, igualmente, de encontro à proposta apresentada pelo vereador, no mês de janeiro. Na oportunidade, Lanius levou ao Executivo a necessidade de implantação e disponibilização ao contribuinte, via internet, aos principais serviços de arrecadação do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário