quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fundação Pró-Rio Taquari

"Questão ambiental está sendo levada a sério no Vale", destaca Lanius.



Na sessão da terça-feira (21), o vereador procurou evidenciar o exemplar projeto desenvolvido pela Fundação Pró-Rio Taquari, entidade que congrega as empresas lajeadenses que geram algum tipo de resíduo que possa trazer danos à natureza.

Através do gabinete parlamentar, Lanius elaborou material informativo, pelo qual relata o histórico e os objetivos da entidade e o trabalho desenvolvido pelas associadas visando a proteção do Rio Taquari, bem como a necessidade de que o projeto contemple mais empresas engajadas na causa ambiental.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Este material é exclusivamente de caráter informativo e foi elaborado pela assessoria do Vereador Ito José Lanius, com informações da Fundação Pró-Rio Taquari, e tem por objetivo divulgar as ações positivas realizadas em Lajeado e na região.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

FUNDAÇÃO PRÓ-RIO TAQUARI

A Fundação Pró-Rio Taquari foi idealizada pelo Dr. Wilson Dewes, em 1994, objetivando a proteção do Rio Taquari. Na verdade, uma forma de educar a sociedade para uma visão ecológica mais respeitável dentro da ótica de sustentabilidade. Por intermédio de parcerias com organizações governamentais e privadas, atua na conscientização da sociedade quanto à recuperação e preservação de recursos naturais.

Entre as diversas ações desenvolvidas e que caracterizam o trabalho proposto pela entidade, deve ser citada a campanha de cunho social intitulada “ABRAÇO AO RIO TAQUARI”, iniciada em 1999 e que por seis anos consecutivos foi realizada em parceira com o Hospital Bruno Born.

O carro-chefe da Fundação é a CENTRAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS.

O projeto, iniciado em 2000, visa oferecer o tratamento e a destinação correta dos resíduos perigosos, provenientes da indústria, prestação de serviços e do comércio, gerados em Lajeado e municípios vizinhos. Hoje, eles são destinados a centrais distantes cerca de 130 quilômetros.

O projeto surgiu como uma solução racional, eficiente e econômica para o tratamento e destinação final de resíduos industriais. Pode armazenar um volume de resíduos de até 200 m³/mês, durante 15 anos (vida útil estimada).

Lajeado tem hoje mais de 500 empresas que geram algum tipo de resíduo que agride a natureza. Dessas, 43 já arrumaram um local correto a um custo acessível para a destinação final deste material: a Central de Resíduos Sólidos. No local serão depositados os resíduos gerados por organizações e os que não podem ser armazenados em aterros comuns porque causam danos ecológicos.

No decorrer do tempo, o projeto ocupará três hectares em área de terras de 6,5 hectares. O restante será mantido como área de preservação permanente.

Atualmente são 43 empresas associadas que se cotizaram para pagar o investimento inicial, efetuando também, pagamentos inerentes aos depósitos de resíduos efetuados na Central, de conformidade com a legislação, valores que garantem a sustentação dos custos operacionais, bem como para viabilizar novos investimentos.

As atividades (recepção de resíduos) iniciaram efetivamente em janeiro/2009. Atualmente, em média, são recebidos 100 metros cúbicos de resíduos sólidos (Classe I e Classe II).

Chamamos a atenção para as empresas que não estão regularizadas e cumprimentamos aquelas que cumprem a legislação, sobretudo, os empresários com consciência ecológica e que buscam proteger o meio ambiente.

A Fundação Pró-Rio Taquari funciona junto ao Centro Administrativo da Acil e a Central de Resíduos Sólidos está localizada na Av. Benjamin Constant, nº 8309, Bairro Conventos.

A entidade é presidida por Valmor Scapini, tendo como vice-presidente Ito José Lanius. O gerente executivo é Ildo Guinter Mayer.

O telefone para contato é 9344-8847 ou através do email fundacaoproriotaquari@joinet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário