quarta-feira, 6 de maio de 2009

Trabalho legislativo

Lanius cobra respostas do Executivo e sugere
sessão comemorativa aos 75 anos do CREA/RS


Após diversas tentativas, inclusive através do reenvio de pedidos à Prefeitura municipal, o vereador Ito Lanius (PSDB) fez uso do expediente, na última sessão do mês de abril, para deliberar sobre a demora e, principalmente, pela ausência de respostas do Executivo às solicitações dos vereadores.

O parlamentar voltou a manifestar sua preocupação com o descumprimento, por parte do Executivo, aos prazos para respostas das solicitações do Legislativo, especialmente, através dos pedidos protocolados pelo seu gabinete.

Desde janeiro, foram 22 requerimentos e pedidos de informações, dos quais apenas três respondidos.

“Sugiro que a Mesa Diretora abra espaço para a discussão, estudo e elaboração de uma sistemática efetiva para que seja respeitada a Lei Orgânica. Pela legislação municipal, a Prefeitura deve se manifestar num prazo máximo de 30 dias para as solicitações encaminhadas por esta Casa” manifesta.

Lanius exemplifica as sugestões encaminhas ainda no mês de janeiro, relacionadas a temas importantes como o projeto Lajeado Século XXI, a questão envolvendo as famílias alocadas de forma provisória , desde 2007, no Distrito Industrial, bem como questões ligadas ao trânsito, como a solicitação de moradores do Bairro Moinhos que, através de abaixo-assinado, solicitam redutores de velocidade e necessidade de sinaleira na Carlos Spohr Filho.

O tucano cobra também respostas para temas pontuais, levados ao Executivo no mês de março, como a necessidade de informatização e viabilidade dos principais serviços do município serem acessados pelos contribuintes pela internet.

“Reforçamos também o pedido da classe contábil, que clama pela maior agilidade na liberação dos alvarás para empresas que queiram se instalar em Lajeado”, salienta.

O vereador também sugere que o Legislativo realize sessão solene em homenagem aos 75 anos do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA/RS, data que será comemorada em 30 de maio.

Na solicitação, Lanius lembra a importância do órgão estadual que responde pelo atendimento de mais de dez mil empresas e aproximadamente 60 mil profissionais nas mais diversas áreas da Arquitetura, Engenharias Agronômica, Civil, Elétrica, Florestal, Industrial, de Minas; Química; Geografia; Geologia; Meteorologia e Técnicos de nível médio.

No Estado, o CREA se faz representar através de 42 inspetorias, inclusive em Lajeado, e mais cinco postos de atendimentos.

“Os profissionais ligados ao CREA/RS são responsáveis, direta e indiretamente, pelo desenvolvimento social e econômico do nosso estado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população nas mais diversas áreas, tais como saúde, emprego, educação, habitação, saneamento básico, alimentação e lazer”, justifica Lanius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário