terça-feira, 26 de maio de 2009

Transparência na gestão pública

Lanius quer tecnologia GPS
controlando frota municipal


Vereador está protocolando requerimento que orienta a Prefeitura Municipal, através de dotação orçamentária, na implantação do sistema de radar para rastreamento por satélite para o monitoramento de máquinas e veículos.

A sugestão de Ito Lanius (PSDB) é que a administração municipal invista na tecnologia GPS (sistema de posicionamento global) para controle da frota municipal, bem como na contratação de serviços terceirizados.

Conforme o tucano trata-se de um projeto inédito no setor público. “A utilização desta ferramenta trará total transparência a respeito dos trabalhos executados pela prefeitura, inclusive de serviços realizados por empresas terceirizadas”. Neste último caso, enfatiza, através de cláusula contratual que obrigue a contratada a utilizar o sistema.


Lanius ressalta que o efetivo controle sobre veículos, caminhões, patrolas e máquinas garantirá o aumento da vida útil da frota, evitando ainda que serviços sejam executados de forma indevida. “Além disso, irá induzir o funcionalismo para a necessidade no cuidado com as coisas públicas”.

O parlamentar entende ainda que o Executivo terá o respaldo dos vereadores para o investimento, que necessitará de dotação orçamentária.


No manifesto, Ito Lanius ressalta que a tecnologia GPS facilitará o gerenciamento dos trabalhos da Prefeitura Municipal, dentro das suas diversas secretárias e departamentos, garantindo a fidelidade (controle em tempo real) das tarefas realizadas pelo funcionalismo, assim como na execução dos serviços terceirizados.


“O poder público necessita de ferramentas que possibilitem mais e melhores serviços. Aumento da produtividade, com qualidade e gastando menos”, finaliza.


Confira os benefícios da tecnologia GPS

Segurança – Rastreamento da frota (máquinas, caminhões, veículos, patrolas, etc) e acesso on-line com funcionários, através da localização instantânea da máquina e usuário.

Racionalidade – Otimização dos serviços, além do controle gerencial de equipamentos e serviços, é garantida pela gestão centralizada permitida pelo sistema GPS.

Transparência – A frota pode ser controlada e fiscalizada em tempo real, pagando-se aos serviços terceirizados, por exemplo, somente o trabalho efetivamente realizado.

Mapeamento – A frota terá total controle, desde a saída, até a chegada ao local designado para os trabalhos, bem como em caso de eventual problema no trajeto e conseqüente retorno ao posto. Com a inovação é possível acompanhar todo o itinerário da frota.

Fiscalização – Na contratação de serviços terceirizados (coleta do lixo, roçadas, horas-máquina de patrolas/caminhões, etc) a Prefeitura poderá monitorar as atividades das empresas, mediante cláusula contratual quando da contratação destes serviços, através do qual, efetivamente, terá as informações sobre o trabalho terceirizado. Exemplificando: com o GPS é possível acompanhar o itinerário diário, horário da coleta nos diversos bairros e a destinação final do lixo no aterro sanitário municipal.

Controle – Monitoramento, passo a passo, que permite verificar como a frota é utilizada, reduzindo drasticamente os custos com manutenção/reforma. Com isso, eventual descaso do usuário será flagrado e as despesas decorrentes do mau uso/utilização poderão ser cobradas do usuário.

Economia – As funcionalidades para controle são inúmeras, desde o bloqueio da frota para pessoas que não estejam habilitadas (segurança no caso de roubo) até o monitoramento que permite verificar como a frota é utilizada, reduzindo drasticamente os custos com manutenção/reforma. Exemplificando: quando uma máquina estiver fora dos limites traçados para determinado serviço, fora do bairro ou em locais onde não deveria ficar, fora do raio de trabalho, ela simplesmente será desligado pela central, através do corte de combustível e travamento da parte elétrica.

Relatórios gerenciais - Outras importantes funcionalidades que o sistema GPS possibilita:
a)Controle de gasto e manutenção/serviço por veículo;

b)Média de consumo de combustível por veículo;

c)Período efetivo de trabalho e o tempo utilizado para deslocamento;

d)Controle de conduta de direção dos usuários e velocidade do veículo;

e)Controle de abastecimento, através de um sensor no tanque que é ligado ao posto de abastecimento;

f)Controle da área de atuação do veículo, bem como eventual fuga de área;

g)Localização dos veículos possibilitando o acionamento do mais próximo e disponível ao local a ser atendido;

h)Relatório de tempo parado e motor ligado do veículo, objetivando controlar a redução no custo do combustível;

i)Backup (cópia de segurança) de todas as informações, podendo servir como prova para eventuais questões judiciais (trabalhistas, contratos com terceiros) em favor do poder público;

Nenhum comentário:

Postar um comentário