terça-feira, 11 de agosto de 2009

JCI LAJEADO

Lanius enaltece “liderança ativa” da Câmara Júnior

Tucano sugere que Legislativo oficialize convite à entidade propondo o uso da Tribuna para explanação dos trabalhos realizados pela JCI Lajeado.

O vereador Ito Lanius (PSDB) manifestou-se de forma positiva, na sessão desta terça-feira (11), com relação ao trabalho desenvolvido pela Câmara Júnior, no ano em que completa 43 anos de atividades em Lajeado.

Enaltecendo o espírito comunitário e voluntário nas ações desenvolvidas pela Junior Chamber International (JCI), ressalta para o importante papel da entidade na capacidade de contribuir para o desenvolvimento dos futuros líderes.

O parlamentar entende que o Executivo deva estreitar ainda mais parcerias com a associação, visando à formação e promoção dos jovens. “Investir nestas lideranças ativas e autênticas possibilitará que venhamos a ter, em nosso meio, cidadãos capacitados para assumir importantes postos junto à comunidade”.

Para o tucano as ações, programas e projetos elaborados com planejamento, como no caso da Câmara Junior, devem servir como uma “ponte” para parcerias entre a JCI e os poderes públicos.

Ito Lanius lembra ainda da principal característica da Câmara Junior, onde nenhum dirigente pode ser reeleito para o mesmo cargo, bem como limita a participação dos associados somente até os 40 anos. “A renovação de valores é aspecto primordial para o regime democrático”, aponta, lembrando que o fato impede que grupos ou pessoas possam manter-se por longo tempo em postos chaves.

Fez questão de mencionar os destacados projetos realizados pela JCI, entre os quais, o Projeto Agricultor do Ano, Auto e Moto Passeio, Grande Gincana Cajula e Cartões de Natal de Apae. Trouxe a tona ainda o recente envolvimento da entidade na manutenção do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) na cidade de Lajeado, beneficiando toda a região.

Lanius fez também um paralelo entre Câmara Júnior e Legislativo. “Nas reuniões plenárias da JCI são usadas normas parlamentares, assemelhando-se aos trabalhos aqui da Casa, tornando as reuniões objetivas, eficientes e eficazes”.

Finalizando, reforça a idéia de que a Câmara de Vereadores estenda o convite ao presidente da JCI local, Jean Zagonel, para que utilize a Tribuna do Legislativo com o objetivo de explanar sobre os projetos desenvolvidos pela entidade.

SOBRE A JCI

- Associação mundial que congrega jovens de 18 a 40 anos.

- Teve início em 1910 (St. Louis, Missouri, EUA) e em 1923 tornou-se internacional.

- Atualmente a JCI conta com mais de 200 mil jovens em 110 países. Está presente em mais de seis mil comunidades.

- A JCI Brasil surgiu em 1995, no Rio de Janeiro, e é a 2ª maior organização das Américas, atrás apenas dos EUA.

- O capítulo de Lajeado completa 43 anos em 2009 e atualmente é presidida por Jean Zagonel.

- Na esfera local, a JCI apresenta um planejamento estratégico, de médio/longo prazo, que é revisado sistematicamente e pretende alavancar a entidade até 2012, como sendo “A REFERÊNCIA NO VALE DO TAQUARI NO DESENVOLVIMENTO DE JOVENS LIDERANÇAS ATRAVÉS DA CIDADANIA ATIVA”

- Site da JCI Lajeado: www.jcilajeado.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário