Na sessão desta terça-feira, 12/01, Ito Lanius, iniciou fazendo um registro ao I Encontro de Vereadores e Assessores do Vale do Taquari, ocorrido na semana passada, evento extremamente interessante na instrução dos participantes e na troca de experiências. Destacou a participação ativa de vereadores da nossa região com perfil jovem, sendo um ponto positivo para o futuro da nossa política.
Fez um convite aos colegas de Casa, os quais tem mais respaldo com o Governo Federal, enfatizando sua participação como presidente da Alssepro, para que atentem em relação a uma matéria veiculada em jornal da região, na qual a cidade de Venâncio Aires recebeu e está aguardando a liberação de uma verba federal, na base de R$ 1 milhão, para instalação de câmeras de vigilância na região central da cidade, bem como em suas extremidades. Solicitou aos colegas para auxiliarem no caminho da busca de recursos com o governo federal, para que nossa cidade também receba o incentivo e com isso proporcione maior segurança aos munícipes.
Salientou sobre um acontecimento histórico em relação a eleição da nova presidência do Diretório Central de Estudantes da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A chapa eleita possui 04 jovens da cidade de Lajeado, sendo seu presidente Renan Pretto, lajeadense que hoje estuda em Porto Alegre. Frisou a importância de um registro digno para estes jovens na Casa e sugeriu convidá-los para ocuparem a tribuna do plenário da Câmara de Vereadores de Lajeado. Deu ênfase a proposta apresentada pela chapa, tendo como lema “nosso partido é o estudante” e também por ser a única chapa, das quatro que concorreram, que não tem preconceito contra a iniciativa privada. Em sua ótica, essa ideologia é um aumento positivo para formação de lideranças para o nosso Vale, ressaltando a importância à política partidária. Pois, como referido no seminário ocorrido na semana passada, nos quatro anos de gestão, o legislativo deve governar juntamente com o executivo.
No ponto principal, Ito Lanius referiu, por ser compromisso pessoal e de campanha, sobre a criação de um programa para incentivar o empreendedorismo e a inovação no município. Para tanto, encaminhou um requerimento ao Poder Executivo/Secretaria da Indústria e Comércio, para que junto com outras Secretarias estudem e desenvolvam um Programa de Incentivo à Pesquisa e Inovação, para ser implementado no ano de 2011 e inserido no orçamento do município já com a definição clara, colocando-se à disposição para ajudar na construção desta idéia. Acredita que desde já possamos avançar no tema.
Frisou a palavra “diferencial” que sem dúvida, representa a diferença em muitíssimos casos, acrescentando valor agregado, principalmente quando se trata de uma inovação. Normalmente para se concretizar uma inovação se faz necessário, pesquisas, investimentos e estudos. Testes práticos e melhorias contínuas resultam em conhecimentos e busca de mais informação.
Normalmente o papel pesquisador é exercido por universidades, e o nosso Centro Universitário não é diferente, que através da Propex – Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação faz um belo trabalho, mas que não nos tem levado a resultados excepcionais, ou talvez não sabemos mensurá-los. Sugeriu que o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Prof. Dr. Claus Haetinger, fosse convidado para ocupar a tribuna e discorrer sobre o tema, trazendo para a Casa Legislativa, esclarecimentos que possam ajudar na elucidação e elaboração de um projeto na área.
O Tucano se baseia no Governo do Estado, que recentemente lançou um programa respectivo voltado ao incentivo destes investimentos, gerado para dar incentivo fiscal, empreendedor e inovador às empresas do RS e, também, com a intenção de que as entidades, Poder Público e iniciativa privada desenvolvam pesquisas que rapidamente possam ter aplicação no sistema produtivo, com ganhos em qualidade e competitividade de mercado em nível nacional e internacional. O Estado do RS é pioneiro neste tipo de evento.
As ações, como a criação de condições fiscais, de crédito e estrutural, darão ao Estado um crédito para que se torne o maior e mais qualificado celeiro de modernização tecnológicas do país. O Programa Pró-Inovação RS reúne requisitos para o estímulo à inovação em produtos, processos e serviços, com a concessão destes incentivos fiscais. No dia 26 do corrente mês, nossa governadora assinou um decreto beneficiando uma empresa alegretense de arroz, sendo a primeira empresa a receber tal incentivo. A empresa apresentou o projeto de transformação do arroz em sílica, que poderá ser reaproveitado em outras matérias-primas, podendo transformar sua produção em uma qualificada e moderna tecnologia, importante para o crescimento da empresa e do Estado. Este é um exemplo da importância do Programa no âmbito estadual, sendo que, com a criação de um programa na esfera municipal, o crescimento do município e conseqüentemente das nossas empresas, será considerável, beneficiando toda nossa sociedade.
Sugeriu também, trazer para nossa região um centro de pesquisas da Embrapa, ou da ciência e tecnologia do Estado, para auxiliar na implementação do programa no âmbito municipal, fazendo-se uma extensão dos respectivos estudos do Estado em nossa cidade e região.
Lanius disse, ainda, que gostaria que o município promovesse, através de reconhecimento público, premiação em cerimônia formal, dos primeiros dez produtos gerados em 2011 como inovadores e que fazem e farão diferença para Lajeado e região, com um ganho econômico e social para todos, além, é claro, dos resultados econômicos diretos para a empresa donde provém o resultado. Promovesse, também, encontros que visam estimular pessoas e empresas a gerar ações voltadas à pesquisa de melhorias de nossa região, através da criação de ações e produtos diferenciados.
Finalizou citando alguns exemplos de empresas e produtos que possam receber tais prêmios e seu respectivo reconhecimento.
Ito Lanius - Vereador PSDB
Nenhum comentário:
Postar um comentário