quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Lanius sugere maior pró-atividade da Secretaria do Meio Ambiente

Na sessão legislativa desta terça-feira, 08/12, Ito Lanius, iniciou cumprimentando o presidente dos trabalhos, Vereador Delmar Portz, dando seguimento, cumprimentou os associados da ATAPEL (Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e Região) que assistiram a sessão, bem como os demais presentes na Casa legislativa.

Ressaltou sua presença num evento da CDL o qual tratou do Programa Pró-Rio Uruguai Aquífero Guarani, sendo realizada uma palestra, ministrada pelo Prof. Henrique C. Fensterseifer, coordenador do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias da UNIVATES, sobre o sistema integrado Aquifero Guarani – Serra Geral. Foram abordados os aspectos geológico-evolutivos do Sistema Aquífero Guarani-Serra Geral, a distribuição do sistema no Rio Grande do Sul e Vale do Taquari, bem como aspectos locais. E ainda, o uso das águas do aqüífero, proteção e preservação.

Elogiou os trabalhos conduzidos na campanha Lajeado Brilha, evento que realmente está trazendo atividades atrativas para nossa comunidade e pessoas de cidades vizinhas, sendo este um dos principais objetivos da campanha.

Ressaltou, também, a importância do debate com lideranças locais e comunidade em geral, promovido pela Rádio Gaúcha na Univates, tendo como mediador o comentarista Lasier Martins, que tratou do desenvolvimento econômico de Lajeado e região. Reforçou que devemos montar e incrementar ações estratégicas regionais no município, alavancando ainda mais nossa economia.

No ponto principal, abordou sobre o meio ambiente, enfatizando uma área física existente entre o Clube Tiro e Caça e o Parque do Engenho. Encaminhou requerimento à Secretaria do Meio Ambiente solicitando esclarecimentos acerca da referida área, pois o local está sendo utilizado como estacionamento do clube e não para seus devidos fins, quais sejam, o plantio de árvores essenciais para enriquecer a flora local.

Sugere que a Secretaria trabalhe mais na questão da redução do lixo produzido no município de Lajeado, pois os números atuais estão assustadores e os custos elevadíssimos, com isso, deixamos de usar o dinheiro em outros projetos também importantes para a sociedade para ser investido na reciclagem de lixo.

Aproveitou o ensejo para dizer que o meio ambiente é uma questão de consciência e de cultura de toda sociedade. No entanto, o Setor Público pode liderar ou avançar mais neste quesito, conforme sua pró-atividade ou postura diante de qualquer situação maior ou menor no segmento. E privilegiar o homem ou a vida como um todo é a primeira grande interrogação. Disse que Lajeado ter sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente é sem dúvida um grande avanço, mas a questão principal é como ela procede no dia-a-dia, pois está constituída para proteger o meio ambiente.

Lanius referiu que sendo Vereador, instituição formada pelos eleitores, gostaria que tal Secretaria fosse mais ativa em prol do crescimento da consciência ambiental, conscientizando ainda mais a população e autoridades competentes e, também, valer-se mais do nobre espaço do Jardim-Botânico e utilizá-lo como ferramenta educativa.

O município pode promover mais ações objetivas com relação a separação do lixo e sua destinação final, pois “uma vez separado não mais permitir que seja juntado novamente”. Bem como, buscar metas objetivas para redução do volume de resíduos depositados no aterro sanitário e disponibilizar mais lixeiras com uma clareza maior de onde depositar o lixo, separando em orgânico, seco ou reciclável.

Para finalizar, Lanius gostaria que a Secretaria do Meio Ambiente fosse mais pró-ativa nas áreas de conscientização no quesito meio ambiente, fomentando ações resolutivas, com menos cunho punitivo.

Ito Lanius - Vereador PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário