Lanius, após solicitar espaço no expediente e passar a Cadeira ao seu vice, Paulo Adriano da Silva (PDT), iniciou sua explanação na sessão do dia 23/02 fazendo menção a campanha “Vale Solidário” para reconstrução de Marques de Souza e Travesseioro. Apresentou um relatório dos fatos que aconteceram na Reunião-Almoço realizada na ACIL, nesta segunda-feira (22/02), bem como uma lista de materiais necessários para a reconstrução de 23 casas que fazem parte do Programa. Enfatizou a necessidade da colaboração do Legislativo nesta Campanha e que é importante nos sensibilizarmos com a situação que se encontra a região.
Em relação ao trânsito de Lajeado, na sua ótica, achou positiva a mudança mesmo não resolvendo o problema na sua totalidade, em virtude de alguns setores não terem sido contemplados, um exemplo é o transporte coletivo. Mas de qualquer forma, nós como cidadãos, como instituições, bem como autoridades, precisamos colaborar com o bom funcionamento do sistema viário de Lajeado.
Argumentou sobre a duplicação da BR 386, no trecho compreendido entre a RS 130 até Forquetinha, referida pelos colegas da Casa, que como integrante da CIC Regional e o próprio CODEVAT, existem pessoas empenhadas há mais de 20 anos na luta deste empreendimento. Enfatizou o cuidado que devemos ter em nos manifestarmos, como vereadores, contrariamente aos acontecimentos, para não perdermos o que já foi conquistado. Devemos nos juntar as autoridades que estão empenhadas na obra e batalhar para trazermos a duplicação até o trecho referido antes.
Lanius referiu o Carnaval de Rua de Lajeado como um acontecimento grandioso social e culturalmente, esteve presente em todo o evento e registrou que em nenhum momento a Câmara de Vereadores de Lajeado, como instituição, foi reconhecida, mesmo se fazendo presente como presidente da Instituição no seu dever de representá-la.
O vereador repassou aos colegas da Casa o teor do ofício recebido do Executivo, mais precisamente da Secretaria do Meio Ambiente, explicando que o motivo de até o presente momento não terem sido plantadas árvores na área de terras existente entre o Parque do Engenho e o Clube Tiro e Caça, foi por estarmos no verão, época pouco propícia para este plantio. Lamentou tal fato.
Lanius lamentou, também, a derrubada de 04 (quatro) árvores nativas do tipo Sibipiruna, no bairro Alto do Parque, na rua Esperanto. Disse que está havendo equívoco por parte das Secretarias do Poder Municipal, pois a ordem de derrubar as referidas árvores foi da Secretaria de Agricultura e não da Secretaria do Meio Ambiente que é quem detêm o poder para tanto. O argumento da Secretaria da Agricultura foi que as árvores estariam danificando o calçamento, bem como estariam velhas. Ocorre que árvores desta espécie duram até 100 anos e estas haviam sido plantadas no local há cerca de 20 anos pela Câmara Júnior de Lajeado (JCI Lajeado), na realização de um evento integrando quase toda a sociedade lajeadense.
Ito Lanius - Vereador PSDB
Nenhum comentário:
Postar um comentário