sexta-feira, 12 de março de 2010

LANIUS FAZ REFERÊNCIA À CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Ito Lanius fez referência à Campanha da Fraternidade x Responsabilidade Social em seu espaço no expediente da sessão de terça-feira, no dia 02/03.
Inicialmente mencionou que na sessão passada, argumentou que todos nós precisamos contribuir para que as mudanças no trânsito dêem o mais certo possível. Salientou que devemos elogiar a mudança, mesmo que esta não tenha levado em consideração o usuário do transporte coletivo.
No entanto, veio defender, assim como já interveio na questão do Posto Faleiro onde foi aplicado outro plano que não o plano “A”, a necessidade de se rediscutir a questão de conversões de ambos os sentidos na Avenida Senador Alberto Pasqualini, seja na rótula junto ao Kikão Lanches, seja nos retornos desta mesma avenida, próximos ao trevo principal de acesso a Lajeado. É preciso aplicar um outro plano, pois o vereador não tem conhecimento se existe um plano “B” para estes pontos, mas se não existir, ainda temos que encontrá-lo, formulá-lo e de preferência junto com os empresários e usuários da região que terão o acesso às empresas dificultado excessivamente nestes locais.
Referente a Campanha da Fraternidade deste ano, Ito mencionou que o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs traz a luz o lema inspirado pelo apóstolo Mateus: “vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Segundo o secretário do CONIC gaúcho, pastor Ervino Schmidt, membro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a campanha objetiva ser um contraponto ao mundo que está dilacerado por injustiças. Não queremos apresentar um pacote de soluções práticas, mas sim “propor que a economia esteja a serviço da vida humana e não uma entrega de vidas ao processo econômico”. Segundo o Bispo auxiliar da Igreja Católica em Porto Alegre, Dom Remídio Bohn, o objetivo prático surge quando a campanha “produz uma reflexão participativa, na qual engajam-se empresários, políticos e pessoas de todas as instâncias da sociedade na busca de soluções mais adequadas para a relação da vida com as demandas econômicas”. O Vereador salienta que o Arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings, já esteve na Câmara de Vereadores de Porto Alegre apresentando esta campanha.
Aqui em Lajeado e na região, o tema é colocado e discutido a quem freqüenta as igrejas envolvidas na campanha, sendo até mesmo discutido e repercutido pela imprensa local.
Neste aspecto, o edil gostaria, inicialmente, de oportunizar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Lajeado falar sobre este tema em nosso Parlamento, visto que a Igreja Católica já se manifestou em outra oportunidade sobre o restauro da Igreja Matriz na Câmara de Vereadores de Lajeado.
Lanius quer oportunizar, também neste dia, ao atual Diretor de Responsabilidade Social da ACIL, para debater sobre o mesmo assunto, dividindo o espaço com a Igreja Evangélica.
Ele gostaria, também, que os vereadores de Lajeado, juntamente com o Poder Executivo e Judiciário, refletissem, como Poderes constituídos, no quanto estão contribuindo efetivamente na melhoria da distribuição de renda ou no acesso aos processos produtivos em nosso município.
Alertou que tudo é uma questão de visão e ação, assim podemos ver da seguinte maneira:
- Podemos propor a divisão do pouco e todos sermos pobres.
- Podemos incentivar a produção constante e cumulativa e, no entanto, todos continuarmos pobres em qualidade de vida.
- Podemos criar uma organização poderosa e ter um verdadeiro batalhão de seres dependentes e iludidos de que realmente estão melhorando.
- Podemos, a exemplo do Padre Amstad, propor um sistema de cooperação e sermos todos organizadamente beneficiados (cooperativismo presente em nossa região).
Alegou que isto não significa que a iniciativa privada não possa e não esteja implementando ações, na sua grande maioria, dignas de homens livres através da livre iniciativa, promovendo oportunidades.
Ito Lanius referiu que oportunizar pessoas a trabalhar, exercer atividades produtivas e dignas é sem dúvida o grande desafio de empreendedores e dos Poderes instituídos na observância do seu regramento e fiscalização.
A responsabilidade social, tanto debatida no meio empresarial, hoje tida como “o terceiro setor” através do voluntariado, vem ao encontro destes debates.
Concluiu dizendo que suas propostas e compromissos de campanha tem esta visão. Ao ser defendido eficiência e eficácia; medidas anticorrupção; respeito aos recursos naturais; retomada dos valores éticos e morais, abrimos caminhos para uma justiça social mais clara e convincente. Alertou, ainda, que temos que refletir mais e tentar sermos mais práticos nos aspectos reais naquilo que a vida nos oferece no dia-a-dia de hoje.

Ito Lanius – Vereador PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário