sexta-feira, 23 de abril de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA X PRESÍDIO

Ito Lanius, na sessão legislativa desta terça-feira, iniciou se pronunciando a respeito do evento realizado pelo SINDICABES – Sindicato dos Cabeleireiros de Lajeado, onde teve a oportunidade de participar da abertura do belo evento realizado do Parque do Imigrante. Solicitou um ofício parabenizando a AVAT – Associação dos Vereadores do Vale do Taquari por ela estar se envolvendo nas questões regionais. Solicitou, também, ao Poder Executivo, a construção de calçada de passeio para que os pedestres que circulam nas rodovias BR ou RS, limítrofes do município de Lajeado, tenham maior segurança e espaço exclusivo para seus deslocamentos, sem disputar este com o trânsito, como hoje vem ocorrendo.
Lanius encaminhou ao Executivo, via requerimento, a viabilização do GPS, para que sejam instalados em todos os veículos e máquinas pertencentes ao Poder Executivo, visando a modernização do efetivo público com novas tecnologias e, também, maior eficácia na fiscalização dos mesmos.
Parabenizou, ainda, através de ofício as entidades e que seja estendido os cumprimentos a todos aqueles que participaram da ação Viva o Taquari Vivo, pois o Rio Taquari é nosso maior patrimônio natural e não podemos virar as costas para ele.
No ponto principal, o Vereador falou sobre o Presídio Estadual de Lajeado e sobre a questão do cumprimento de penas. Pois, através da ALSEPRO e, também, através do Conselho da Comunidade tem plena consciência e amplo conhecimento para dizer que o presídio é a ferramenta básica para se fazer justiça pelo cumprimento das penas, bem como na função de ressocialização do apenado.
Salientou que conhece dirigentes da SUSEPE, da Secretaria de Justiça do Estado, do próprio Governo Federal, que estão empenhados na solução ou equacionamento real da questão, só não vemos ações por parte de nossa região, a começar pelo Poder Executivo lajeadense, nem por parte da AMVAT e nem por parte do CODEVAT. Nos últimos dias conseguimos fazer com que o caso do presídio figurasse como prioridade a ser pleiteada pelas entidades da nossa região. Contudo, ainda precisamos do aval do grande grupo, mas essa prioridade já é um avanço significativo em nossas negociações. O certo é que estes pleitos costumam demorar muito, pela burocracia costumeira do nosso país, frisou o Tucano.
Voltou a afirmar que a questão é muito séria. Uma decisão do juiz da Vara de Execuções Criminais proferida nos últimos dias vem a esse encontro e não há dúvidas de que, ele, além dos promotores de justiça, fazem esforços e estudos dos mais diversos para administrar a questão da melhor forma possível. Afirmou novamente que a questão é séria, complexa e abrangente, é preciso, no entanto, unir forças com urgência. Pois, todos os dias pessoas são vítimas deste desleixo.
Encaminhou requerimentos à Mesa Diretora, com o intuito de serem enviados ofícios a AMVAT, CODEVAT, AVAT, CIC Regional, Delegacia Regional da SUSEPE, Prefeita Municipal de Lajeado, ALSEPRO, Conselho Municipal da Comunidade e Promotoria Pública para que num prazo de 30 dias se reúnam e montem uma força-tarefa para resolver todas as pendências relativas à construção do novo presídio, mesmo que isto implique em definir área nova em outro local.
Frisou ainda, que não podemos fugir de nossas responsabilidades, nós precisamos educar nossos filhos, precisamos cuidar da saúde dos nossos munícipes, precisamos nos preocupar com o crescimento econômico, mas não podemos ignorar a segurança pública que todos sabemos que já foi apontada em várias pesquisas como preocupação principal da sociedade.
Ao final, sugeriu que a AMVAT lidere a questão e, caso não o faça, que a CODEVAT ou AVAT assuma a coordenação da ação de forma urgente, uma vez que o problema é regional, de todo o Vale.

Ito Lanius – Vereador PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário