A apresentação das principais atividades desenvolvidas pela Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (ALSSEPRO), bem como os objetivos da entidade, foram o tema trazido ao Legislativo pelo vereador Ito Lanius (PSDB), em sessão realizada na última terça-feira.
Lanius enfatizou que a criação da entidade que busca auxiliar os diversos órgãos de segurança pública do Estado, surgiu, provisoriamente, dentro da Associação Comercial e Industrial de Lajeado.
Objetivando colaborar na busca de alternativas e recursos financeiros, a ALSSEPRO ganhou vida própria em 2007 e quer o envolvimento da comunidade local para a discussão do assunto. Atualmente tem em sua composição importantes entidades como ACIL, CDL, SINDILOJAS, SINDOSCOM, SINCOVAT, OAB, UNIVATES, UAMBLA, Prefeitura Municipal de Lajeado, Sind. Trabalhadores do Comércio, Sind. Bancários, Movimento Chega de Violência, Conselho da Comunidade e Sind. Transportadores RS.
O tucano apresentou também os valores mensalmente repassados aos órgãos de segurança (Brigada Militar, Policia Civil, CRPO, PI, PATRAM e Presídio de Lajeado) e destacou a importante conquista da entidade, com a instalação do Banco SIM, uma espécie de posto avançado do Banrisul. “A taxa na cobrança da confecção da carteira de identidade e as diversas autenticações garantem a possibilidade de recursos próprios para a ALSSEPRO”.
Outra ação, esta de cunho regional, diz respeito à permanência do CRPO no Vale do Taquari, bem como sua transferência para local definitivo e próprio, com investimentos na ordem de R$ 135 mil. “Mais de 50 empresas/entidades participaram desta verdadeira mobilização pela segurança pública regional”, afirmou Lanius.
O vereador observou que outra importante colaboração da ALSSEPRO está no fato de suprir parte das deficiências com recursos humanos nos órgãos de segurança do município, através da colocação de estagiários que ajudam nas tarefas burocráticas, possibilitando que os profissionais destes órgãos atuem nas suas atividades afins.
E fez questão de mencionar o trabalho dos profissionais: “Por questão de justiça precisamos reconhecer o esforço individual da maioria do servidores que atuam na segurança pública de nossa região, principalmente se considerarmos o crescimento da violência nos últimos anos e a estagnação dos investimentos em segurança, o que vem sendo recuperado gradualmente agora.”
Lanius colocou a disposição dos vereadores e comunidade o “Plano Estratégico” elaborado pela entidade. “Até 2012 temos a ousadia de sermos referência estadual em segurança pública”.
Finalizando, o vereador adiantou o assunto que será a pauta da sua manifestação na próxima semana. “O tema é delicado e merece uma maior atenção aqui da Casa. Falo do presídio, alvo de diversas opiniões na sociedade, mas, acima de tudo, no meu entendimento, trata-se do ponto de equilíbrio da segurança pública”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário