sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ações que geram resultados

Lanius quer maior aproximação entre lideranças religiosas e poderes

O vereador Ito Lanius, na sessão da última terça-feira (28), encaminhou pedido às secretarias de Educação, Administração e Cultura e Turismo, sugerindo a aproximação e interação entre lideranças religiosas e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município.

Segundo Lanius, a iniciativa objetiva resgatar valores éticos e morais, convivência familiar, solidariedade, entre outros preceitos esquecidos ou renegados pela sociedade, assim como o apoio e valorização de programas sociais desenvolvidos pelas entidades religiosas.

“Sugiro a criação de um canal que contemple as ações, além de valorizar e auxiliar programas educativos promovidos por estas entidades”, frisa.

Ito Lanius quer ainda que nos eventos públicos e nas campanhas desenvolvidas por Executivo, Legislativo e Judiciário seja oficializado o convite aos líderes religiosos do município, compartilhando-lhes a possibilidade e a necessidade de interação com os programas sociais dirigidos à comunidade.

Como exemplo de programas, o tucano lembra da Pastoral Carcerária e a Campanha Nacional da Fraternidade, que nesta edição aborda o tema Segurança Pública, bem como os projetos desenvolvidos pelo Centro Terapêutico São Francisco e Centro Social Trezentos de Gideon.

Escola Estadual Carlos Fett Filho

Durante sua explanação o vereador também utilizou espaço no expediente para falar sobre a atual situação da obra de ampliação da Escola Estadual Carlos Fett Filho.

Lanius fez questão de enfatizar a resposta obtida junto à Secretaria de Obras do Estado, tendo feito a leitura do e-mail recebido do órgão.

“A obra, orçada em R$ 505.323,45, será realizada em regime emergencial, sendo dispensada de licitação, e o processo de contratação, segundo a direção, deve ser encerrado nos próximos dias”, finalizou.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira o requerimento proposto por Lanius e encaminhado ao Executivo:

ITO JOSE LANIUS, abaixo assinado, vem mui respeitosamente requerer a Vossa Excelência para que se digne determinar o envio de oficio ao Poder Executivo/Secretarias de Administração/Educação/Cultura e Turismo objetivando tratar do tema a seguir:


“Aproximação e interação local entre as lideranças religiosas e os poderes políticos, em todas as suas esferas”.


A iniciativa tem por objetivo resgatar valores éticos e morais, cidadania, convivência familiar, solidariedade, entre outros preceitos atualmente esquecidos e até mesmo renegados pela sociedade.


Há também a necessidade de criação e valorização de programas sociais desenvolvidos pelas diversas entidades religiosas existentes em nosso município.


Criação de um canal que contemple as ações e, principalmente, que venha valorizar e auxiliar programas educativos desenvolvidos pelas entidades religiosas.


Oportunizar que os diferentes credos divulguem os trabalhos desenvolvidos junto à comunidade, especialmente os projetos que tratam do combate às drogas, dando visibilidade a ações que buscam enfrentar os problemas que assolam a nossa sociedade.


Quando da realização de eventos públicos, bem como nas campanhas desenvolvidas por Executivo, Legislativo e Judiciário, oficializar o convite aos líderes religiosos do nosso município, compartilhando-lhes a possibilidade e a necessidade de interação com os programas sociais realizados no município.


Como exemplo, destacamos o Programa da Pastoral Carcerária, desenvolvido pela Igreja Católica, projeto que merece maior atenção por parte das nossas autoridades, desenvolvendo-se a partir daí os preceitos definidos pela Campanha Nacional da Fraternidade, que nesta edição aborda a “Segurança Pública”.


Cabe ainda mencionar os exemplares trabalhos desenvolvidos pelo Centro Terapêutico São Francisco, entidade que atende no tratamento e socialização de dependentes químicos do município e de diversas outras cidades do Estado, bem como pelo Centro Social Trezentos de Gideon, entidade que desempenha excepcional trabalho social com crianças lajeadenses e de outras localidades.


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fundação Pró-Rio Taquari

"Questão ambiental está sendo levada a sério no Vale", destaca Lanius.



Na sessão da terça-feira (21), o vereador procurou evidenciar o exemplar projeto desenvolvido pela Fundação Pró-Rio Taquari, entidade que congrega as empresas lajeadenses que geram algum tipo de resíduo que possa trazer danos à natureza.

Através do gabinete parlamentar, Lanius elaborou material informativo, pelo qual relata o histórico e os objetivos da entidade e o trabalho desenvolvido pelas associadas visando a proteção do Rio Taquari, bem como a necessidade de que o projeto contemple mais empresas engajadas na causa ambiental.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Este material é exclusivamente de caráter informativo e foi elaborado pela assessoria do Vereador Ito José Lanius, com informações da Fundação Pró-Rio Taquari, e tem por objetivo divulgar as ações positivas realizadas em Lajeado e na região.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

FUNDAÇÃO PRÓ-RIO TAQUARI

A Fundação Pró-Rio Taquari foi idealizada pelo Dr. Wilson Dewes, em 1994, objetivando a proteção do Rio Taquari. Na verdade, uma forma de educar a sociedade para uma visão ecológica mais respeitável dentro da ótica de sustentabilidade. Por intermédio de parcerias com organizações governamentais e privadas, atua na conscientização da sociedade quanto à recuperação e preservação de recursos naturais.

Entre as diversas ações desenvolvidas e que caracterizam o trabalho proposto pela entidade, deve ser citada a campanha de cunho social intitulada “ABRAÇO AO RIO TAQUARI”, iniciada em 1999 e que por seis anos consecutivos foi realizada em parceira com o Hospital Bruno Born.

O carro-chefe da Fundação é a CENTRAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS.

O projeto, iniciado em 2000, visa oferecer o tratamento e a destinação correta dos resíduos perigosos, provenientes da indústria, prestação de serviços e do comércio, gerados em Lajeado e municípios vizinhos. Hoje, eles são destinados a centrais distantes cerca de 130 quilômetros.

O projeto surgiu como uma solução racional, eficiente e econômica para o tratamento e destinação final de resíduos industriais. Pode armazenar um volume de resíduos de até 200 m³/mês, durante 15 anos (vida útil estimada).

Lajeado tem hoje mais de 500 empresas que geram algum tipo de resíduo que agride a natureza. Dessas, 43 já arrumaram um local correto a um custo acessível para a destinação final deste material: a Central de Resíduos Sólidos. No local serão depositados os resíduos gerados por organizações e os que não podem ser armazenados em aterros comuns porque causam danos ecológicos.

No decorrer do tempo, o projeto ocupará três hectares em área de terras de 6,5 hectares. O restante será mantido como área de preservação permanente.

Atualmente são 43 empresas associadas que se cotizaram para pagar o investimento inicial, efetuando também, pagamentos inerentes aos depósitos de resíduos efetuados na Central, de conformidade com a legislação, valores que garantem a sustentação dos custos operacionais, bem como para viabilizar novos investimentos.

As atividades (recepção de resíduos) iniciaram efetivamente em janeiro/2009. Atualmente, em média, são recebidos 100 metros cúbicos de resíduos sólidos (Classe I e Classe II).

Chamamos a atenção para as empresas que não estão regularizadas e cumprimentamos aquelas que cumprem a legislação, sobretudo, os empresários com consciência ecológica e que buscam proteger o meio ambiente.

A Fundação Pró-Rio Taquari funciona junto ao Centro Administrativo da Acil e a Central de Resíduos Sólidos está localizada na Av. Benjamin Constant, nº 8309, Bairro Conventos.

A entidade é presidida por Valmor Scapini, tendo como vice-presidente Ito José Lanius. O gerente executivo é Ildo Guinter Mayer.

O telefone para contato é 9344-8847 ou através do email fundacaoproriotaquari@joinet.com.br

segunda-feira, 20 de julho de 2009

20 de julho

FELIZ DIA DO AMIGO !!!!

Milton Nascimento já cantava que "amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração".

Amigo é aquele que estende a mão quando precisamos, que faz críticas construtivas para que possamos crescer quanto pessoas, que sofre com nossas angústias e com nossos problemas, mas está sempre do lado, dando forças e incentivando-nos a lutar, a não desistir dos nossos sonhos.

Mas, acima de tudo, saber fazer e conservar amigos é um dom!

FELIZ DIA DO AMIGO !!!

Gabinete Vereador Ito José Lanius

--------------------------------------------------------------------------------------------
Você sabia?

O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, em 1979, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do Mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo.

Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, inclusive no Brasil, o dia 20 de Julho é o Dia do Amigo.

(Fonte: Wikipédia)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Agilidade no serviço público

Lanius requer melhorias no Agiluz e Seplan


Nos requerimentos encaminhados nesta semana, o vereador Ito Lanius solicitou melhorias no Programa Agiluz e no atendimento da Secretaria de Planejamento (Seplan).

À Secretaria de Obras e Serviços Urbanos protocolou pedido sugerindo a criação de um programa de comunicação com os logradouros públicos objetivando a manutenção eficaz da iluminação e o desperdício com lâmpadas acesas durante o dia.

O vereador ainda sugere uma parceria com a rede escolar no sentido de conscientização dos alunos sobre o comprometimento da sociedade com a Administração Municipal.

“Ao envolver estes alunos estaremos trazendo a sociedade para aquele que deve ser o maior objetivo do Executivo: evitar o desperdício, diminuir as despesas e viabilizar mais e melhores serviços à comunidade”, explica.

Durante sua explanação, Lanius também solicitou um melhor atendimento na Seplan.

Segundo ele os usuários estão preocupados com os atrasos na liberação dos processos administrativos que viabilizam a aprovação dos projetos que emitem a licença legal para início de obras no município.

O vereador encaminhou questionamentos sobre as condições da equipe de trabalho da secretaria, se ela é suficiente para a grande demanda, se a legislação tem permitido a agilidade destes processos, se o prazo previsto em lei de 30 dias está sendo observado e cumprido, quais os critérios utilizados para estas aprovações, se existe algum departamento especificamente para projetos menores relacionados a pessoas físicas, se é efetuado a cobrança das taxas antes da aprovação dos mesmos e se existe algum plano de trabalho para modificar ou melhorar o atual.

(texto e foto de Daniele Casagranda - Asses. Imprensa Câmara)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Retomada das atividades

Questão ambiental: Lanius questiona
tratamento de esgoto cloacal de Lajeado

Na sessão desta terça-feira, na retomada das atividades junto ao Legislativo, o parlamentar protocolou requerimento ao Executivo solicitando uma série de informações relativas ao convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal e Corsan. Na pauta principal, o tema "tratamento do esgoto clocal no município de Lajeado". De acordo com a Lei Orgânica, a administração municipal tem 30 dias para se manifestar.

Confira os questionamentos:

Qual o percentual de residências/prédios que está recebendo o tratamento, até aqui, conforme a legislação vigente? Ainda, o atual tratamento está sendo efetuado de forma adequada às normas previstas?


Quando entrará, efetivamente, em funcionamento a estação de tratamento instalada no Bairro Moinhos e quantos domicílios serão atendidos?

Quais as próximas etapas para implantação de novas estações de tratamento e, pela ordem, em quais bairros ocorrerão? Se possível, encaminhar documentação que evidencie esse planejamento.


Qual a projeção de tempo (prazo) para que o município efetue o tratamento de esgoto cloacal em toda a área já urbanizada?


De quem é a competência para implantação das estações de tratamento? Sendo da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), qual o percentual de participação desta empresa e de que maneira, objetivamente, o município de Lajeado participa desta parceira. Se possível, detalhar o percentual e de que forma isso se dará e anexar cópia do contrato.


Qual será a parcela de contribuição dos usuários lajeadenses neste projeto? Será cobrada uma taxa de tratamento? Como será feito esse cálculo? Quais os valores que o consumidor irá desembolsar?


Na questão custo-benefício, qual será o período do retorno dos investimentos previstos?
Qual o valor aproximado dos investimentos neste projeto?

De quem será a competência (Município e/ou CORSAN) dos trabalhos junto às estações tratamento? Quais são os custos previstos para as despesas decorrentes da manutenção/gerenciamento deste tipo de serviço?


Como o Executivo pretende lidar quanto aos novos loteamentos? Atualmente, a legislação municipal não torna obrigatória a instalação do esgoto cloacal. Entretanto, está exigindo questões como rede de energia elétrica, água encanada, rede de esgoto pluvial, entre outros. Qual a posição da atual administração com relação à questão do esgoto cloacal e seu tratamento em novas áreas a serem urbanizadas?


Por último, que medidas a Prefeitura Municipal adotará nos bairros/localidades onde a CORSAN não atua? Vale lembrar que nestes locais, atualmente, a administração da rede de água está sendo de competência do município ou de particulares.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Retorno ao Legislativo

Lanius retoma atividades
e elogia trabalho de suplente


Após licença de 30 dias, período em que o vereador oportunizou ao suplente Adelar Rockenbach, o Lala, a possibilidade de assumir a cadeira na Câmara de Vereadores, o titular Ito Lanius retomou, nesta terça-feira, os trabalhos no Legislativo lajeadense.

A tendência é que mais colegas tenham oportunidade durante o mandato do parlamentar. "Precisamos trabalhar com espírito de coletividade e oportunizar aos nossos suplentes a chance de atuarem e, desta forma, demonstrar à sociedade suas potencialidades", ressalta Lanius.

O parlamentar elogiou o trabalho de Rockenbach, que ocupa a terceira suplência do PSDB e recebeu 463 votos no último pleito.

Lanius saudou as propostas e enfatizou o "jeito tucano" de fazer política, voltada ao interesse coletivo e, especialmente, valorizando o dinheiro público.

"Fazer mais, com menos. Essa é a nossa proposta para a cidade de Lajeado", afirma Ito.

Durante os 30 dias, Lala marcou presença em cinco sessões e, entre as propostas levadas ao Executivo lajeadense, destaca-se o pedido de que a prefeitura adote a mesma sistemática da Corsan para medição do consumo de água no Bairro Conventos, facilitando a vida dos contribuintes com a emissão do recibo de água no ato.