sexta-feira, 12 de março de 2010

LANIUS DESTACA VIDA DIGNA AOS TRABALHADORES DE LAJEADO

Na sessão desta terça-feira (09/03), Ito Lanius abordou sobre emprego e renda, vida digna. Ele disse que, segundo vários autores, o que traz dignidade ao ser humano é a possibilidade de trabalhar e conseguir o sustento para si e para sua família sem precisar de ajuda na forma de vexatórios donativos.
Ito frisou que o inverso sem dúvida contribui significativamente para a vida marginal, onde os valores passam a ser esquecidos e os descendentes (filhos) se criam sem regras e sem esperança, portanto tornam-se potenciais seres que vivem fora do processo econômico e social.
Salientou que trabalhar é muito importante, contudo o que se observa nos últimos anos em muitos países é um crescimento populacional maior do que a geração de novas oportunidades de trabalho ou renda.
O que deve nos preocupar é a relação entre desemprego e geração de empregos, pois posso gerar cada vez mais empregos, no entanto ter cada vez mais desempregados, destacou o Vereador.
Lajeado, disse Ito, é sem dúvida um pólo que atrai muitos migrantes, os quais vêm atrás de oportunidades de trabalho, sendo que realmente eles as conseguem. No entanto, não podemos ignorar que faltam empregos para gente da nossa região ou ainda há excedentes daqueles que não se adaptam aos novos empregos.
Muitos vêm atrás de assistência à saúde, das escolas e das próprias creches.
Lanius relatou que os empresários de um modo geral, da cidade de Lajeado e região, falam da falta de mão-de-obra qualificada e disposta a trabalhar com comprometimento. Referem-se principalmente ao rápido crescimento tecnológico e a não disponibilização de mão-de-obra adequada.
Para o Vereador, o índice de evolução do emprego por nível setorial o preocupa, pois, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo positivo de empregos do ano de 2009 foi de apenas 609, enquanto que em 2008 foi de 1.913 e em 2007, foram 2.004 novos empregos. Enquanto a ampliação do emprego reduziu, a população continua crescendo, pois segundo estimativas do IBGE, a população de Lajeado, de 2008 para 2009, aumentou em 1.097 habitantes, contra 609 empregos. Acredito que Lajeado, bem como nossa região, foi duramente atingida pela crise mundial e pela política cambial, já que somos uma região com significativa participação nas exportações.
Ito acredita que precisamos estimular os trabalhadores empregados a manter seus empregos e que procurem ao máximo possível se qualificar mais e mais e, também, precisamos urgentemente implementar as ações preconizadas pela nova legislação das micro e pequenas empresas, aprovadas aqui neste Parlamento.
De acordo com o SEBRAE é inegável que as micro e pequenas empresas representam uma solução alternativa para tornar efetivos os princípios consagrados na atual constituição social democrática, no sentido de proteger os valores sociais do trabalho, da livre iniciativa, da garantia do desenvolvimento nacional, da erradicação da pobreza, da redução das desigualdades sociais e regionais na busca de valorização do trabalho humano e do pleno emprego por meio do empreendedorismo com vista a uma maior dignidade humana do cidadão, enfatizou o Edil.

Ito Lanius – Vereador PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário