quinta-feira, 18 de março de 2010

LANIUS RECLAMA DA COLETA DE LIXO SELETIVA NO MUNICÍPIO

Ito Lanius deu início a sua fala no expediente da sessão desta terça-feira, dia 16/03 dando ênfase a homenagem que o ex-prefeito de Lajeado Sr. Alípio Hüffner receberá da cidade de Sério. Trata-se de título de cidadão seriense, a qual ocorrerá no dia 18 do corrente mês, onde o vereador se fará presente representando a Câmara Municipal de Lajeado, sendo acompanhado pelo professor e historiador Sr. José Alfredo Schierholt.
Na seqüência abordou sobre o assunto referente ao ofício n.º 064/2010 de 02 de fevereiro deste ano, referente a um amplo relatório dos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente no seu dia-a-dia e, o que foi executado em 2009. Onde o edil apresentou alguns questionamentos, quais sejam:
Primeiramente precisamos perguntar a todas as pessoas que lutaram para que tivéssemos uma Secretaria Municipal do Meio Ambiente se era isto que realmente queriam? A estrutura atual desta Secretaria nos satisfaz? Os profissionais que lá atuam são capacitados para exercer suas funções? Eles atendem a demanda do município? Conseguem efetivamente produzir uma evolução cultural e comportamental na sociedade em relação ao meio ambiente de Lajeado e por conseqüência na região? O dinheiro que o contribuinte aplica nesta área, pensando coletivamente, dá o retorno esperado pela comunidade?
Lanius vem através deste espaço, em nome de muitos munícipes, reconhecer o importante papel da Secretaria Municipal do Meio Ambiente nos seus departamentos, os quais são importantes e cumprem a função de educação ou de execução das leis que regulamentam a questão ambiental. Entre outros comentários positivos que é importante se fazer, disse o que não está evoluindo ou não dando certo é a questão dos resíduos tanto sólidos quanto líquidos ou cloacais no município de Lajeado.
No ensejo, referiu sobre a coleta em geral do lixo urbano – o qual prefere tratar de resíduos urbanos – mas em específico sobre a coleta seletiva, vejamos:
1 – Ainda carecemos de locais para depositar o lixo, tanto nas ruas, quanto nos parques e nos logradouros;
2 – Temos dado pouca importância para separar os resíduos, através de vasilhames adequados que já funcionam muito bem em outras cidades.
No entanto, o tucano reclama que os horários de coleta do lixo seco são muito confusos, gerando por conseqüência a sua mistura nos locais de coleta, o que frustra muitos colaboradores educados e praticantes da separação seletiva destes resíduos.
Com isso, concluiu dizendo, que estamos diante de mais uma situação clara da falta de gerenciamento e definições de ações voltadas a eficácia dentro da Administração Municipal atual. A imprensa, no entanto, pode fazer uma pesquisa rápida sobre este tema, lançando questionamentos no sentido de relatar esta situação, ou seja: como sabemos quando colocar o lixo seco na rua? Alguém já nos informou que estamos colocando o lixo seco em horário errado?
Para tanto, Lanius enviou requerimento a Prefeita, sugerindo que ela determine como ação prioritária da SEMA a questão da coleta de lixo no município de Lajeado, principalmente a coleta seletiva, pois esta vem sendo alvo de reclamações pelos munícipes. Colocou, inclusive, a Câmara Municipal à disposição para ajudar no que for necessário, já que em 2009 o Legislativo já foi palco deste tema.

Ito Lanius – Vereador PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário