quinta-feira, 25 de março de 2010

LANIUS ENFATIZA CRIAÇÃO DO COMITÊ MUNICIPAL DO PPV DE LAJEADO

Lanius Iniciou sua explanação, no expediente desta terça-feira, dia 23/03, abordando sobre a visita da Câmara Municipal de Lajeado à Curitiba, dizendo que não teve dúvidas a respeito do representante do Legislativo que acompanhou o Executivo na comitiva, o colega Vereador Lorival E. dos Santos Silveira (PP). O Edil nos trouxe um amplo relatório e um ótimo trabalho sobre os assuntos abordados na capital paranaense, como planejamento municipal; política de urbanização; coleta seletiva de lixo; melhorias para os cidadãos; entre outros. Ito Lanius enfatizou que em 1999 quando foi a primeira vez em viagem de três dias à Curitiba, através do PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, tratou de assuntos semelhantes voltados às empresas do nosso Vale. Naquela época conseguiu trazer à Lajeado a presidente do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, para palestrar e tentar convencer os gestores municipais a abraçarem a causa. E hoje, conseguimos mais um aliado que é o colega Vereador Lorival, referiu Lanius. O Vereador salienta que desde aquela época vem batalhando no projeto Lajeado Século XXI, o qual trata exatamente dos assuntos que foram tratados na cidade de Curitiba.
O Tucano falou, também, sobre o Dia Mundial da Água. Referiu que temos que dar atenção especial a coleta seletiva de resíduos e ao esgoto cloacal, pois a maior vítima destes setores é a água. Salientou que as campanhas existentes em todo o mundo abordam o tema, a seu ver, erroneamente, pois a água é a mesma há muito tempo e não está se esgotando, mas sim, está deixando de ser potável pela nossa falta de respeito para com ela. Relatou, ainda, para ilustrar, que sua empresa está fazendo um experimento em arrozais, próximo a cidade de Gravataí, onde a água existente lá não serve nem para irrigá-los.
Para concluir Ito Lanius enfatizou a área da Segurança Pública de Lajeado, assunto que já argumentou várias vezes no Legislativo. No ensejo, apresentou um convite do Grupo Técnico de Gestores Municipais do PPV – Programa de Prevenção da Violência para a Câmara de Vereadores, para formar o Comitê Municipal do PPV de Lajeado. Este comitê apresenta algumas propostas que já estão sendo muito debatidas nas entidades existentes em Lajeado, são elas: propor políticas de parceria entre o governo municipal e a sociedade civil para a promoção de ações articuladas na prevenção da violência; contribuir para a formação e articulação das redes de prevenção da violência, integrando as ações de governo e as entidades civis; desenvolver estudos, pesquisas e estratégias para o enfrentamento da violência; viabilizar e acompanhar acordos de cooperação institucional, que objetivem o alcance das ações previstas; contribuir na formulação de indicadores e de instrumentos de monitoramento e de avaliação das ações desenvolvidas no Município; contribuir para o alcance de objetivos e metas do Programa através de cooperação técnica entre os seus participantes; promover e acompanhar acordos de cooperação técnica com vistas ao alcance de suas metas e objetivos; divulgar, sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre o tema e sua importância; programar eventos de conscientização para a temática-objeto do Comitê, como o Dia e a Semana Municipal de Prevenção da Violência.
Lanius encerrou dizendo que está severamente preocupado com a Segurança Pública em Lajeado e chamou a atenção de todos, principalmente na questão das relações inter-pessoais, salientando que são necessárias ações objetivas e não paliativas para elucidar essa problemática e conseguirmos resultados reais, pois do contrário iremos perder para nós mesmos.

Ito Lanius – Vereador PSDB

Um comentário:

  1. Parabéns por manter esse importante canal de comunicação com os eleitores.
    Aproveito para convida-lo a conhecer meus blogs:

    www.blogdowenzel.blogspot.com
    www.esferaambiental.blogspot.com

    grande abraço!!

    ResponderExcluir