sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ito Lanius fala sobre finanças e orçamento no Plenário

Ito Lanius iniciou sua explanação cumprimentando o Sr. Ernany Vicente Bender Júnior pela competente gestão frente à Direção do Hospital Bruno Born desde 1994 e, no ensejo, desejou sucesso ao novo presidente, Sr. Claudinei Fracaro, bem como aos integrantes das duas diretorias. Salientou que não é apenas o presidente que conduz a entidade, mas o grupo todo e, ainda destacou a importância do Hospital em nossa sociedade.
Ao abordar seu tema principal, ou seja, finanças e orçamentos, Lanius comentou que quando temos a intenção de fazer algo ou quando queremos executar qualquer obra ou serviço é de fundamental importância sabermos quanto custará, quanto temos para gastar, se é que temos, ou, de onde podemos obter os recursos que precisamos. Enfim, o orçamento condizente com o projeto a ser realizado permite administrar perfeitamente os recursos necessários, sem desperdícios de tempo e dinheiro.
Refere ainda que é comum pessoas extrapolarem orçamentos na hora do impulso da compra, na hora de realizar o serviço ou obra. Políticos em campanha, quando as promessas quase sempre ultrapassam os limites previstos nos orçamentos e gestores de recursos em qualquer setor da área pública ou privada, quando são irresponsáveis.
Toda pessoa, organização ou instituição, tem uma capacidade de endividamento e pode assumir dívidas de médio e longo prazo, mas sempre respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, enfatizou Lanius.
Referiu ao Setor Público, principalmente o nosso município e, mais uma vez, voltou a enfatizar que precisamos planejar e orçar ações de médio e longo prazo e, neste caso, o Plano Plurianual seria a ferramenta ideal. Porém, tal como é apresentado hoje é ineficaz, uma vez que carece de acompanhamento de material descritivo e explicativo e cronogramas de execução.
Solicitou, pois, o envio de requerimento ao Executivo pedindo que a Câmara de Vereadores seja comunicada e convidada a participar da construção da LDO para 2011 e da elaboração do Plano Plurianual para o próximo quadriênio. Queremos nós, através da Comissão de Finanças e Orçamentos do Legislativo, participar da construção da LDO de 2011 e, em 2013, estarmos ativos na elaboração do Plano Plurianual, salientou o tucano.
Concluiu dizendo que precisamos trabalhar orçamentos, propor e projetar crescimento, fazer assistência social com sustentabilidade, valorizando o ser humano e não o ridicularizando e, com isso, parar de distribuir benesses politiqueiras. Nossos orçamentos não devem criar expectativas falsas e achar que o setor público pode tudo.

Ito Lanius – Vereador PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário