sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ito Lanius fala da disciplina parlamentar

Lanius iniciou a sessão legislativa desta semana, fazendo menção a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto que a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado, organiza e, sugeriu que a Sessão Ordinária a ser realizada no dia 24 de agosto, seja feita nas instalações da APAE, conforme convite encaminhado a Câmara Municipal pela instituição. “Com isso, estaremos mostrando nossas considerações ao nobre trabalho realizado pela APAE de Lajeado”, destacou Ito.
Salientou sobre a Semana do Meio Ambiente, especialmente sobre o “dia D”. No dia 05/06 será realizado um mutirão no bairro Jardim do Cedro que abrangerá a coleta seletiva do lixo na cidade. Convidou todos os Edis e Assessores a participar do evento.
Referiu, ainda, sobre o Programa Carbono Neutro. A Mesa Diretora recebeu pedido de autorização dos vereadores para aderir ao programa, que consiste em realizar um estudo de todas as atividades desenvolvidas pelo Legislativo e sua conseqüente geração de CO2 (dióxido de carbono) e na seqüência a neutralização com ações práticas, como o plantio de árvores em área a ser definida. Salientou que esta será uma demonstração prática na melhoria da qualidade ambiental por parte dos edis lajeadenses. No âmbito, citou o exemplo de sua empresa Folhito, que já participa do programa.
Por último, Lanius abordou sobre a participação e disciplina parlamentar na condução dos trabalhos nas sessões legislativas onde, no seu entender, os vereadores são responsáveis em produzir leis, cobrarem a forma correta pelo Executivo e conseqüentemente pela sociedade no uso dessas Leis, compatibilizando direitos e deveres.
Portanto, para que os vereadores possam cobrar o dever dos outros, precisam fazer o mínimo a que se propõem. “Pois, se queremos que os outros sejam responsáveis e honestos, nós vereadores, antes de qualquer coisa, temos que agir com responsabilidade e honestidade”, ressaltou o Tucano.
A sua preocupação é a eficiência do Legislativo e por isto, nos debates importantes para o crescimento da sociedade em geral, “todos temos que fazer uso do bom senso e não nos preocupar restritamente com as regras imposta pelo regimento mas, com o que produziremos no final”, frisou. Salientou, ainda, que a Mesa Diretora é soberana para dirimir questões que fogem às normas do Regimento. É preciso esclarecer bem as questões que são discutidas e, portanto, não se pode pensar em cortar a palavra antes das conclusões ou esclarecimentos, tanto de um palestrante na tribuna livre, quanto a de um colega vereador.
De outro lado, referiu que a Sessão Legislativa inicia às 17 h, conforme Regimento Interno, e poderá estender-se por até 04 horas e, neste caso, não cabe a pressão para conclusão dos trabalhos. “Não se pode ainda, esquecer que nós somos remunerados e, com isto, não poderíamos nos retirar da sessão antes do horário previsto como normalmente acontece em dias de tribuna livre”, salientou Ito Lanius.
Sua argumentação é no sentido da qualidade dos trabalhos e, para tanto, “deve-se manter a disciplina sob todos os aspectos, respeitando os horários, os colegas, os convidados da tribuna livre e, por fim, creditar à mesa diretora o bom senso na condução dos trabalhos da Casa.”

Ito Lanius - Vereador PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário