sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lanius fala sobre o uso do Amianto na construção civil

O Vereador Ito Lanius iniciou seu expediente de 07 (sete) minutos da sessão desta semana, manifestando-se rapidamente sobre a unidade de tratamento de esgoto cloacal da Corsan, instalada no bairro Moinhos. Disse que faltou habilidade para todos os envolvidos, desde a idéia até a implantação do sistema. Com isso, “temos que ter um cuidado muito grande para não desviar o foco ambiental para o foco político, pois é muito fácil derraparmos nas questões políticas”, frisou Lanius. Ofereceu a proposta no sentido de ratear o valor que a Corsan está cobrando pelo novo serviço dos moradores do bairro Moinhos entre todos os munícipes lajeadenses, para que não haja nenhum cidadão lesado e, daí por diante, pouco a pouco vamos implantando em todos os bairros da cidade, pois o tema é extramente sério e necessário.
Outro tema abordado pelo vereador trata, também, da questão ambiental. O Amianto que é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas, abundante na natureza e, principalmente, baixo custo, tem sido largamente utilizado na indústria. É extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio, onde apenas de 5% a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial.
O Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e é também um grande consumidor, havendo por isto um alto interesse científico a nível mundial sobre nossa situação, quando praticamente todos os países europeus já proibiram seu uso. Aqui, o amianto tem sido empregado em milhares de produtos, principalmente na indústria da construção civil, como telhas, caixas d'água de cimento-amianto, entre outros.
O Amianto é uma fibra comprovadamente cancerígena, podendo causar cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal. Destas doenças, poucas foram caracterizadas como ocasionadas pela exposição ao amianto no Brasil. Menos de uma centena de casos estão citados em toda a literatura médica nacional do século XX, sendo este um dos mecanismos que tornam estas patologias invisíveis aos olhos da sociedade, fazendo crer que a situação brasileira é diferente da de outros países, levando com isto a um protelamento de decisões políticas, entre as quais o seu banimento ou proibição.
Por isso o Amianto pode ser caracterizado como “um inimigo invisível”, e pode ser encontrado facilmente nas caixas d’água de nossas residências. Contudo, o combate à contaminação pelo Amianto, é a limpeza constante destes recipientes. Em Lajeado, já existe lei específica para a execução destas limpezas de ano em ano. Mas o que preocupa, é a forma da execução desse serviço, pois em alguns casos a parede da caixa d’água é raspada e o resíduo muitas vezes não aspirado, com isso causando sérios riscos a nossa saúde
Referiu, ainda, que a cidade de Encantado está substituindo grande parte da sua tubulação do subsolo a preço muito caro, em razão deste grave problema. Disse ainda que outros municípios já implantaram leis que proíbem taxativamente o uso do amianto na construção civil.
Encaminhou requerimento à mesa diretora do Legislativo lajeadense, para que envie à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e à Secretaria Municipal da Saúde solicitação para que de forma conjunta estudem com a devida profundidade o tema, esclarecendo a população sobre o mesmo e ainda que sejam tomadas todas as medidas legais e práticas necessárias referentes ao caso, neste particular visando a saúde pública.
Salientou também que esteve na cidade de Teutônia no dia 11/06, em evento realizado pela atual presidência da Assembléia Legislativa do Estado, que tratou da integração entre Parlamento e Cooperativismo, onde foi adotado como lema “o Rio Grande acima das diferenças através da cooperação”. Esta proposta pretende despertar e construir um novo conceito e torná-lo realidade através da ação de todos e isto somente será possível com debate e a atuação de toda a comunidade. Destacou Lanius que isso é seu grande sonho e finalizou: “ se nós elevarmos o nível de nossos debates, não descambarmos tão facilmente para as questões políticas e não focarmos apenas em nossos respectivos interesses, começaremos a produzir para o bem comum”.

Ito Lanius - Vereador PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário