quinta-feira, 15 de julho de 2010

Empreendedorismo x Espaço Empreendedor da Rádio Independente

Na sessão legislativa desta terça-feira, o Vereador Ito Lanius abordou, no espaço do seu expediente, sobre o empreendedorismo na cidade de Lajeado, dizendo que o empreendedor é o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano, é aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração e execução, principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos.
Mesmo sem contextualizar, fez alguns comentários sobre a importância da sociedade desenvolver, no seu meio, a cultura do empreender, e dentro do possível, torná-lo uma prática.
Destacou o programa “Espaço Empreendedor” da Rádio Independente que completou na última semana 08 anos de programação baseado em entrevistas de empreendedores, naturalmente proporcionando ao público ouvinte os mais variados pontos de vista referentes aos negócios e ou atividades organizadas da nossa região. “Dezenas de empresários já se fizeram presentes no programa e certamente acreditam nesta ação como agentes de mudanças e quebra de paradigmas no empreendedorismo na nossa região”, salientou Lanius.
Lembrou, também, do nosso Centro Universitário que inseriu em seu currículo, a partir do ano de 2004, a disciplina de Empreendedorismo, para que seus alunos consigam vislumbrar o tema, tornando-o um hábito e com isso, podendo ser aplicado em suas empresas no dia-a-dia.
Nesta linha, destacou, as ações do SEBRAE em nossa região, bem como a importância da ACIL, CDL e outras entidades como SENAC, SESC, SENAI, SENAT, EMATER, etc. Igualmente, salientou as iniciativas da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Indústria e Comércio, onde se tem um bom exemplo que é a Lei do Microempreendedor, entre outras ações que vêm sendo realizadas pelo Executivo e as entidades citadas acima.
Ressaltou que as pessoas empreendedoras são as que olham o “possível”, a “parte cheia do copo”, a “parte boa das pessoas” e das coisas em geral. Com os recursos disponíveis ao analisar um cenário, projetam sonhos e colocam toda sua fé a serviço de idéias que a princípio servem apenas ao empreendedor, mas na verdade alteram os aspectos gerais de localidades, regiões e pessoas.
Contudo, “não podemos ignorar que estes empreendedores enfrentam dificuldades das mais diferentes ordens diariamente, principalmente representadas por fatores externos ao seu controle, sem considerar os malfeitores que por não saberem o que fazer de melhor, ocupam seu tempo atacando e apontando eventuais atos falhos ou limitadores destes empreendedores, tornando-os fortes obstáculos para o desenvolvimento de entidades, organizações e igualmente de empresas de grande, médio e pequeno porte”, frisou Lanius.
Para finalizar, saudou os empreendedores que abnegadamente lutam pelo seu sucesso e consequentemente pelo engrandecimento das pessoas e da qualidade de vida, proporcionando cada vez mais oportunidades de crescimento aos seres humanos que buscam o bem. Enfatizou ainda que o empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico de um país.
Lanius também encaminhou requerimento para Secretaria de Obras para que seja feito melhorias na infra-estrutura do campo de futebol do Bairro das Nações, para que a comunidade possa implantar o Programa Adolescente Legal, para que os jovens moradores do bairro ocupem seu tempo ocioso em atividades desportivas, projetando um futuro promissor, bem como os tirando das ruas e das más tentações que são colocados à prova diariamente. Encaminhou também requerimento para que seja oficiado o Grupo Independente com o intuito de parabenizar a Rádio Independente pelos 08 anos do programa “Espaço Empreendedor”, em reconhecimento ao trabalho realizado pela emissora e especialmente aos condutores do programa, na pessoa do empresário Rogério Winck. Bem como um agradecimento especial aos patrocinadores do programa que certamente também acreditam nesta ação como agentes de mudanças e quebra de paradigmas no empreendedorismo na nossa região.

Ito Lanius - Vereador PSDB

Um comentário:

  1. Estimado Vereador Ito Lanius.

    Em nome do Grupo Indepedente, agradecemos sua manifestação e singela lembrança perante esta conceitua casa em que você preside. Tenha a certeza de que programas como este que venham a contribuir com o crescimento da nossa comunidade terão cada vez mais espaço nas nossas emissoras.

    Fraterno Abraço,

    Ricardo Brunetto

    ResponderExcluir